Por que Terceirizar o Setor Jurídico da Empresa é Intessante
A terceirização do setor jurídico da empresa é uma ótima opção em alguns casos. Devido aos seus benefícios, tem se tornado uma medida estratégica
implementada em empresas de diversos portes. Isso porque se trata do repasse dos serviços advocatícios para um escritório especializado, com a função de se dedicar somente ao objetivo contratado. No caso das grandes organizações, pode colaborar na gestão do grande volume de contratos, questões
trabalhistas relacionadas ao alto número de colaborados, entre outras operações mais complexas. Já em instituições de pequeno porte, sua principal
finalidade é orientar o negócio até se estabelecer no mercado e se manter efetivamente, além de aliviar a sobrecarga de trabalho.
Como muitos empreendedores estão em dúvida sobre a terceirização do setor jurídico, elaboramos este conteúdo para mostrar os pontos positivos desse tipo de contratação. Confira!
Principais vantagens da terceirização do setor jurídico
Esse tipo de terceirização pode gerar uma série de vantagens para empresas atuantes em ramos diversos. Conheça as principais!
MINIMIZAÇÃO DOS CUSTOS
Montar um departamento jurídico na companhia exige a aplicação de recursos de forma contínua. Além disso, pode ser preciso contratar uma equipe, já que um único profissional pode não ser suficiente para resolver todos os assuntos, que envolvem várias áreas do Direito.
Portanto, por meio da terceirização, as demandas jurídicas podem ser atendidas por um custo bem inferior.
PRINCIPAIS VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR JURÍDICO
FOCO NA ATIVIDADE
Graças ao serviço jurídico terceirizado, a empresa consegue dedicar seu tempo ao objeto principal do negócio, já que especialistas estarão com a responsabilidade de cuidar dos assuntos jurídicos.
AUMENTO DA AGILIDADE E EFICIÊNCIA
Com a terceirização do setor jurídico, os serviços são executados com agilidade e segurança, tendo em vista que o escritório contratado assume o compromisso de honrar as atividades inseridas no contrato dentro dos prazos processuais.
REDUÇÃO DE RISCOS TRABALHISTAS
Pelo fato de os advogados terceirizados não manterem qualquer tipo de vínculo empregatício com a empresa tomadora dos serviços, a burocracia é simplificada, pois se resume ao pagamento dos honorários estabelecidos pela prestação do serviço. Dessa forma, a empresa não precisa arcar com encargos e outras responsabilidades trabalhistas. Isso permite diminuir os riscos perante a Justiça do Trabalho no tocante aos profissionais do setor jurídico.
AUXÍLIO DE PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS
Geralmente, os escritórios advocatícios atuam em vários assuntos, considerando que a equipe é composta por advogados especializados em áreas diferentes. No caso da empresa, suas demandas jurídicas podem envolver questões empresariais, tributárias, fiscais, trabalhistas, consumeristas etc. A terceirização do setor jurídico vai permitir que o negócio conte com advogados qualificados, o que torna o atendimento mais amplo e seguro.
DESOCUPAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO
Contar com uma equipe de advogados dentro da empresa exige a reserva de um espaço para que ela possa desempenhar suas atividades. Na terceirização, a equipe atua no espaço físico do escritório contratado, o que pode ser visto como um grande benefício.
Agora que você conhece as vantagens da terceirização do setor jurídico da empresa, ao considerar esse tipo de contratação é importante avaliar alguns aspectos importantes. São eles a experiência da equipe, qualificação, histórico profissional, atuação em casos parecidos, entre outros pontos que mostrem que o escritório é o mais adequado às características e demandas do seu negócio.
Somos uma sociedade de advogados que busca atender aos seus clientes com agilidade e competência. Com aproximadamente 15 anos de história e atuação em Belo Horizonte/MG, buscamos diariamente exercer o direito com ética, transparência e competência.