Qual é a importância da gestão financeira em tempos de crise?

Com o surgimento da pandemia provocada pelo Coronavírus, várias medidas foram adotadas com o intuito de evitar e reduzir o contágio entre a população, entre elas, o isolamento social, que gerou o fechamento dos estabelecimentos considerados não essenciais e, consequentemente, a diminuição do movimento de clientes e a baixa no faturamento. Para garantir a manutenção do negócio, é fundamental fazer uma boa gestão financeira em tempos de crise.
Isso porque, por meio dela, é possível elaborar as melhores estratégias e, assim, controlar os recursos e os orçamentos da companhia, evitando ao máximo os impactos negativos e os prejuízos, além de manter e elevar o capital de giro.
Agora que você sabe a importância de contar com um gerenciamento eficaz, entenda como elaborá-lo!
- Avalie o cenário
A gestão financeira em tempos de crise precisa começar por uma análise sobre o momento atual, com o objetivo de identificar quais são os possíveis impactos em curto, médio e longo prazos. Após, é importante realizar projeções e buscar as melhores opções e práticas a serem implementadas diante de cada contexto.
- Realize o levantamento das despesas
Para criar um planejamento financeiro efetivo, reúna todos os dados relacionados às despesas da empresa previstas para os próximos meses e as classifique por categoria, por exemplo: salário dos colaboradores, aluguel, serviços de limpeza, conta de água, luz, telefone e demais.
Ao conhecer esses valores, fica mais fácil entender onde está o maior impacto financeiro do negócio relacionado a esse aspecto, criando e adotando ações corretivas eficazes.
- Defina as prioridades
Após identificar quais são as despesas, separe-as por prioridade de pagamento. Veja quais devem ser quitadas com mais urgência, para que não atrapalhem as operações da companhia. Por exemplo: matéria-prima para o funcionamento e fabricação dos produtos e salários dos colaboradores devem ser consideradas nessa hora.
- Negocie os prazos
Depois de separar as despesas por prioridades, é preciso entrar em contanto com os fornecedores, para tentar negociar os prazos e condições para pagamentos.
Explique a situação e faça de tudo para encontrar uma solução que seja benéfica para ambas as partes. Nos casos de empréstimo, é a mesma coisa: tente chegar a um bom acordo com as instituições financeiras.
- Corte os gastos
Identifique quais são os gastos desnecessários e quais processos e setores têm gerado prejuízos para o negócio. Eliminar esses valores, em muitos casos, já é uma ótima estratégia para render um melhor orçamento em curto prazo e evitar prejuízos maiores.
Além de minimizar os gastos supérfluos, evitar novas despesas que não sejam necessárias é uma medida bastante interessante. - Monitore o fluxo de caixa
É fundamental fazer o acompanhamento de todas as entradas e saídas do caixa da empresa pois, dessa forma, você consegue ter dados precisos sobre as receitas e as despesas para elaborar um plano a fim de evitar o risco de não ter dinheiro para honrar com os compromissos.
Procure alternativas para aumentar o faturamento
Outra dica bastante importante é buscar novas oportunidades para elevar o faturamento da empresa, por exemplo:
- proporcionar várias opções para pagamento: à vista, cartão de crédito e débito, transferência bancária, boleto bancário, entre outras;
- realizar promoções de produtos que estão parados no estoque há muito tempo;
- oferecer serviços de entrega para gerar mais conforto aos clientes;
- contar com uma ação assertiva de marketing digital em redes sociais, por exemplo, Facebook e Instagram.
Agora você já sabe a importância de contar com uma boa gestão financeira em tempos de crise. Essa é uma atividade que merece muito cuidado e atenção para que os resultados esperados sejam alcançados.
Para ajudar nesse processo, você pode contar com um advogado especialista, que poderá elaborar um planejamento tributário para reduzir a incidência de impostos na empresa de forma legal, evitar problemas com quadro de funcionários, minimizar erros que levem a demandas judiciais e demais práticas importantes para a empresa.
Este artigo foi interessante para você? Então, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar seus amigos a entenderem um pouco mais sobre o assunto!